All for Joomla All for Webmasters

Reutilizar Garrafinhas de Água: Mitos e Verdades

A reutilização de garrafinhas descartáveis de água mineral é bom ou ruim? Se você pensa em reutilizar as garrafinhas de água mineral que compra, por um lado parabéns, você está contribuindo com o mundo, evitando a compra de mais materiais plásticos e mostra também que você é uma pessoa que se preocupa com a qualidade de vida do nosso planeta.

Porém, existem muitos fatores que precisamos levar em conta antes de fazer tomar essa decisão.

Por exemplo, você sabia que dependendo do tipo de plástico, não é recomendada a reutilização da garrafinha? Aí o ideal seria mesmo o descarte em lixos próprios para coleta seletiva, onde o plástico teria o caminho correto para o reaproveitamento do material.

 

Motivos para tomar cuidado com certos plásticos de garrafinhas:

Lavagem

garrafnha-de-aguaA contaminação bacteriana é muito comum quando se reutiliza garrafinhas de água mineral porque muitas pessoas se esquecem de lavá-las. Provavelmente imaginamos “só tinha água aqui dentro, então está limpo”. Mas as garrafas oferecem um ambiente úmido, fechado e com grande contato com a boca e as mãos, tornando um local perfeito para procriação de bactérias.

Em um estudo realizado pela Universidade de Calgary (Canadá) e publicado na PublMed – US National Library of Medicine National Institutes of Health a partir de 75 amostras de água das garrafas que alunos do ensino básico utilizaram durante meses, sem jamais as lavarem, descobriu que cerca de dois terços das amostras apresentavam níveis bacterianos acima dos padrões recomendados. A quantidade de coliformes fecais (bactérias provenientes das fezes dos mamíferos) foram identificadas acima do limite recomendado em dez amostras das 75 estudadas. As garrafas não lavadas funcionam como criadouro perfeito de bactérias, afirma Cathy Ryan, uma das responsáveis pelo estudo.

Tipos de Plástico

Garrafinhas fabricadas com policarbonato (com o símbolo de reciclagem 7 na embalagem) trazem um risco sério à saúde.

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos EUA, colocou um grupo de pessoas utilizando garrafas plásticas com esse material por uma semana e encontrou um aumento dos níveis de Bisfenol-A (ou BPA) na urina em cerca de 60%. Outro estudo da Universidade de Cincinnati descobriu que ao lavar as garrafas com água quente, o processo de lixiviação foi acelerado, ou seja, o BPA se desprendia mais facilmente do material plástico.

Pensando assim, se você deixar a garrafinha com água exposta muito ao sol, ou deixar dentro do carro também ao sol, por exemplo, certamente haverá liberação de BPA do plástico para água.

Tipo PET

Reutilize garrafas de água adequadasAlgumas garrafinhas PET também apresentam problemas, elas podem contaminar a água com outras substâncias de desregulação endócrina e químicos estrogênicos que causam problemas hormonais, como foi identificado por um estudo publicado pela National Institute of Environmental Health Science em 2010.

Elas podem ser identificadas com o símbolo da reciclagem 1.

 

 

Quais São as Garrafinhas de Água Ideais a Serem Reutilizadas

Garrafas de vidro ou de aço inoxidável são as mais indicadas para reutilizar, elas contribuem com o meio ambiente ao descartar o uso de grandes quantidades de garrafas plásticas e você também estará evitando problemas de saúde.

Confira os tipos de garrafas mais utilizados:

Garrafas Plásticas

Reutilize garrafas de água adequadas

Caso você queira ou realmente precise de uma garrafa de plástico, as mais recomendadas são as de polipropileno, que geralmente possuem uma aparência branca.

As garrafas reutilizáveis mais comuns são feitas desse tipo de material. As principais vantagens são seu baixo preço, leveza e facilidade na hora de lavar.

O BPA (citado acima) já foi encontrado em alguns modelos de garrafas próprias para reutilização. Portanto, vale a pena ter cautela na hora da compra e principalmente não utilizar água quente/morna no recipiente só para garantir. Existem garrafas térmicas próprias para armazenar líquidos quentes, procure as especificações do fabricante na hora da compra, de modo que atenda as suas necessidades.

Garrafas de Alumínio

Reutilize garrafas de água adequadasPrática pela leveza e com poder de reciclagem em larga escala, as garrafas de alumínio são uma ótima opção.

As desvantagens estão na fragilidade (fáceis de amassar) e em alguns modelos que vem com revestimento interno de plástico (aí neste plástico pode conter nosso vilão, o BPA), valendo assim a dica de usar apenas para águas frias.

Garrafinhas de Aço Inoxidável

Reutilize garrafas de água adequadasMais duráveis, as garrafas de aço inox oferecem diversas vantagens. Não há o risco de intoxicação por compostos químicos, como acontece com os modelos feitos de plástico ou alumínio, é mais higiênica e pode ser lavada na máquina de lavar louça.

Desvantagens: Muita gente confunde com garrafa térmica, achando que ela conservaráa água bem gelada. Não, ela pode esquentar com facilidade, tome cuidado para sempre deixa-la em lugar fresco.

Conclusão

Reutilizar garrafinhas para o consumo de água é ótimo. Você contribui com a natureza e economiza, principalmente se você utiliza garrafões de água mineral na sua casa ou no trabalho. Você também economiza um bom dinheiro e tem muito mais saúde com benefícios da água mineral. Mas tenha em mente que existem recipientes próprios. As garrafinhas descartáveis não são indicadas para sua reutilização.

Para todas as garrafas, sempre as mantenha limpas a fim de minimizar a contaminação bacteriana. Lavar e secar antes de seu reúso. Evite deixá-las expostas ao calor para evitar a liberação de toxinas maléficas à saúde.

Prefira garrafas próprias para reutilização.

Quanto às garrafas plásticas, procure realizar sua reciclagem de forma correta, mas evite-as ao máximo.Verifique qual o tipo de plástico ela é feita, facilitando assim o seu descarte seletivo. Clique aqui e descubra o ponto de coleta desse material mais próximo de sua casa.

Fonte: Ecycle

Deixe Um Comentário


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.